CURSOS EAD BANCO DE TALENTOS

8 DICAS PARA ESTUDAR A DISTÂNCIA

A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA É UMA MODALIDADE DE ENSINO COM CADA VEZ MAIS ADEPTOS!.


1. Faça uma lista de prioridades
Uma das características mais marcantes da educação a distância é a liberdade que essa modalidade concede aos estudantes. O aluno pode organizar a própria rotina de estudos, conciliando a graduação com outras obrigações. Para se sair bem nessa empreitada, é fundamental ter o cuidado de organizar o dia a dia para que os estudos realmente façam parte da rotina. Uma maneira de fazer isso é criar o hábito de listar atividades do curso que estão pendentes, de acordo com a prioridade, e tê-la sempre à mão para não correr o risco de esquecer o que deve ser feito com mais urgência.

2. Conheça o seu método de estudos ideal
Para ter o melhor desempenho possível na graduação, é imprescindível saber qual ou quais métodos de estudo funcionam melhor para o seu perfil. Há pessoas, por exemplo, que se dão muito bem com grupos de estudos, enquanto outras preferem estudar sozinhas. O importante é encontrar a estratégia ideal. Assim, uma das dicas para estudar a distância é testar vários métodos até descobrir o que apresenta o melhor resultado. Você pode tentar fazer resumos ou mapas mentais no decorrer da leitura, fazer anotações durante as videoaulas, assisti-las repetidas vezes, explicar os conteúdos para si mesmo, entre outras técnicas de estudo.

3. Crie um cronograma de estudos
Ter disciplina é essencial no Ensino Digital. Isso porque a autonomia típica dessa modalidade e a ausência da obrigação de frequentar a instituição de ensino diariamente acabam por permitir que o aluno adie o momento de estudar. O resultado dessa procrastinação é o acúmulo dos conteúdos curriculares e a correria às vésperas das avaliações. Por isso, vale a pena criar um cronograma no qual você deve definir quantas horas vai estudar por dia, além de quais matérias. Desse jeito, será mais fácil manter o controle do próprio progresso, reservando o tempo adequado para todas as atividades e para fazer as revisões necessárias antes das provas.

4. Tenha um local apropriado para estudos
Estudar é algo que exige concentração para que seja possível absorver os conteúdos com mais facilidade e de modo que sejam de fato aprendidos, não apenas memorizados. Especialmente quando se estuda em casa, é imprescindível contar com um ambiente propício a essa atividade, ou seja, um local confortável e tranquilo. Nesse sentido, o ideal é ter pelo menos uma mesa e cadeira apropriadas para usar o computador colocadas em um espaço reservado da casa. O mais recomendado é evitar o conforto excessivo — estudar na cama, por exemplo, pode dar sono muito rápido —, bem como a interferência de ruídos de televisão ou conversas de terceiros.

5. Aprofunde os conhecimentos
No Ensino Digital, o aluno tem acesso a um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) com videoaulas, apostilas e outros materiais didáticos. Acompanhar todo o conteúdo disponibilizado é crucial, naturalmente, mas é importante — e isso é válido para qualquer modalidade de ensino — sempre buscar mais conhecimento. Assim, não perca a oportunidade de aprofundar os estudos com leituras complementares de livros e artigos relacionados aos temas das aulas. Ter a curiosidade de aprender mais é fundamental para obter uma formação diferenciada e se destacar não só no curso, mas na carreira.

6. Aproveite todos os recursos disponíveis
Embora o ambiente virtual de aprendizagem ofereça uma série de recursos para os alunos estudarem, muitos se limitam somente às aulas em vídeo e às apostilas. Isso é um verdadeiro desperdício da chance de ter uma experiência universitária única, na qual é possível adquirir conhecimento de diversas formas. Alguns exemplos desses recursos que nem sempre são aproveitados como se deve são as atividades interativas e os fóruns de discussão entre professores e alunos. Por isso, não perca a oportunidade de explorar todos os recursos do ambiente virtual de avaliação (AVA) para descobrir como estudar mais e melhor.

7. Tire as suas dúvidas
Falando nos fóruns de discussão, e também nos chats online, é bom lembrar que esses recursos são ideais para tirar as dúvidas que surgem no decorrer das aulas e demais atividades. Assim, uma das dicas para estudar a distância que merecem destaque é não deixar de esclarecer as dúvidas sobre os conteúdos. Além disso, conversar com os colegas e professores é importante para começar a criar uma rede de contatos na área de formação. Isso é algo que não pode faltar para qualquer pessoa que tem ambições profissionais e quer conquistar um bom espaço no mercado de trabalho.

8. Preste atenção aos prazos
Por fim, esta última dica se refere à necessidade de ficar sempre atento aos prazos das atividades e, principalmente, das avaliações. Uma ideia é incluí-los no seu cronograma de estudos ou até mesmo colocar lembretes no celular. O que importa é cumprir os prazos para não se prejudicar no curso. Seguindo as dicas para estudar a distância que listamos ao longo deste post, você certamente conseguirá aproveitar todas as vantagens do Ensino Digital da melhor forma possível ao longo do seu curso. Consequentemente, terá um excelente desempenho em cada uma das disciplinas e conquistará a formação de qualidade que é tão importante na construção de um futuro de sucesso.

FONTE: Estácio